sábado, 28 de maio de 2011

Sugestão para Aula inaugural

As três peneiras
(Sócrates)

Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - O que você vai me contar já passou pelas três peneiras? - Três peneiras? - Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? E, arremata Sócrates: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

Atividades:  
1o momento: Ler atentamente o texto. (Cada participante lê uma frase).
2o momento: Vamos Pensar...

1) Quem é Sócrates e o que ele quis ensinar com esse texto?
2) Qual o sentido das "peneiras", na leitura?
3) As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?
4) Em caso afirmativo houve conseqüências? Enumere-as.
5) Um fato merece ser contado quando...
6) Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?
7) É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.
8) Você já foi atingido por um mal-entendido assim? Em caso positivo, como se sentiu? Gostaria que algum amigo (a) passasse por uma situação constrangedora por conta de uma "fofoca", assim?
9) É sempre bom ter-se em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?

- Pensando e desenvolvendo a criatividade...

a) Construir um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou a atenção no texto: através de um desenho, de um texto, de recorte e colagem, em forma de poesia, ou outra forma na qual melhor conseguir se expressar;
b) Fazer um comentário em mais ou menos quinze linhas sobre as questões que envolvem... Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto.

Parte Prática:
Que sugestões podemos deixar, neste início de ano letivo, para todas as turmas do nosso Colégio, com o objetivo de contribuir para a eficácia do texto - "As três peneiras" de Sócrates - que acabamos de ler?
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Após o término da aula inaugural, afixar em mural da Escola o resultado do trabalho interpretativo e durante o semestre, reforçar e lembrar as idéias do texto.

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